top of page

Abrigo registra 10ª morte por Covid-19 e tem outros 65 moradores contaminados em Anápolis



Dos infectados, cinco estão internados em UTI para tratamento do coronavírus. Dos 27 funcionários, 13 testaram positivo, mas não desenvolveram a forma mais grave da doença. Conforme direção, maioria tem comorbidades.

Subiu para 10 o número de idosos mortos pela Covid-19 no Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. A unidade tinha 80 moradores e apenas cinco não tiveram a doença.


A décima morte foi confirmada pela diretora do abrigo, Roselane Rosa Gomes. Segundo ela, o morador de 79 anos estava há 15 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não tinha comorbidades.

A direção informou ainda que outro idoso de 78 anos morreu no último domingo (13). Ele estava internado há seis dias em tratamento da doença na UTI de um hospital da cidade. Segundo a diretora, ele tinha hipertensão e diabetes.

Os primeiros casos forem registrados no final do mês de maio, quando a unidade suspendeu a visitação. Além dos moradores, 13 dos 27 funcionários foram infectados, mas, conforme direção, nenhum desenvolveu a forma grave da doença. Os moradores contaminados que não precisaram de internação seguem sendo acompanhados e em isolamento no abrigo. A maioria dos moradores tem doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, Alzheimer ou esquizofrenia, conforme a direção. Covid em abrigo de idosos

  • Unidade tinha 80 moradores;

  • 75 foram contaminados pela Covid-19;

  • 10 morreram;

  • 5 estão internados na UTI;

  • Dos 27 funcionários, 13 testaram positivo.

A diretora de Vigilância em Saúde de Anápolis, Mirlene Garcia, explicou os idosos foram imunizados com as duas doses da vacina contra o coronavírus e destacou que, caso eles não tivessem sido vacinados, a situação no abrigo poderia ser muito mais preocupante.

“Nós temos um grande número de pessoas dentro do abrigo assintomáticos ou com poucos sintomas, alguns casos com mais sintomas e outros que precisaram ser internados. É importante ressaltar que a vivência em abrigos é um fator de risco, porque a disseminação se torna um pouco mais rápida. Se a gente não tivesse esse grupo vacinado, a situação poderia ser mais grave, como vimos em alguns asilos no início da pandemia”, explicou. Entre os idosos que não foram contaminados está a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Goiás. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, foi vacinada no dia 18 de janeiro pelo próprio governador Ronaldo Caiado (DEM).


Por: Portal Forte News **Com informações do G1 GO



Comentarios


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias