Vítima de 76 anos já havia sido alvo de investigação por sofrer maus-tratos, mas negou o crime na época, segundo a delegada. Ela firmou que os filhos sabiam do quadro de saúde da mãe dias antes da morte.
Três irmãos foram indiciados pela morte da própria mãe, de 76 anos, que faleceu no último dia 9, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da Capital, devido a uma infecção generalizada. Segundo a delegada Érica Botrel, o filho mais velho, de 56 anos, irá responder por maus-tratos com resultado de morte, enquanto os irmãos podem pegar uma pena de até um ano por omissão de socorro ao idoso.
Como os nomes dos indiciados não foram divulgados, o g1 não conseguiu localizar as defesas deles para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.
Érica explica que o homem morava com a mãe e era responsável pelos cuidados com a idosa tendo, inclusive, controle sobre a pensão da vítima. Os demais irmãos não compartilhavam a mesma casa que a mãe, mas tinham conhecimento do quadro de saúde da idosa porque haviam a visitado cinco dias antes da morte dela.
“Eles estiveram na residência dias antes, já na situação de evolução da debilidade de saúde da idosa e se omitiram no socorro. A filha do meio, por exemplo, é técnica de enfermagem. Ela falou que não internou a mãe antes porque só tinha a chave do portão pequeno”, disse.
A delegada afirma que a negligência com a idosa por parte dos filhos é antiga, sendo que a mulher já foi alvo de investigação anteriormente. Porém, ela negou que sofria maus-tratos na época.
A vítima apresentou uma infecção de urina duas semanas antes da morte, tendo dado sinais de que a saúde estava debilitada e que precisava de auxílio médico, conforme Érica. Um dos sinais seriam sintomas febris e a falta de apetite.
“Ela tinha uma sequela de uma AVA e era cadeirante. O filho não se apossava do dinheiro dela, ele comprava comida e pagava uma mulher para arrumar a casa, mas era negligente com a saúde da mãe. Não houve só uma negligência por parte do socorro, mas por higiene também”, afirmou.
A idosa morreu no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Nova Era, em Aparecida de Goiânia, horas depois de dar entrada na unidade de saúde, de acordo com a delegada.
Fonte: g1 Goiás.
Comentários