top of page

DF e GO são os primeiros a receberem as vacinas contra a dengue



Distrito Federal e Goiás foram as primeiras unidades da federação a receber as doses da vacina contra a dengue, distribuídas pelo Ministério da Saúde. A expectativa do governo federal é vacinar, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas em 2024.

A imunização será iniciada pelas crianças de 10 e 11 anos e irá avançar a faixa etária assim que novos lotes forem entregues pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. O público-alvo foi definido com base no índice de hospitalização por dengue.


O primeiro lote da vacina, com 712 mil doses, será destinado para o Distrito Federal, Goiás, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O imunizante será aplicado, inicialmente, em 315 municípios.

A vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharma, foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde.

A previsão da pasta de Nísia Trindade é que todos os 521 municípios selecionados, devido ao alto número de casos de dengue, recebam as doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março.


O Ministério da Saúde reforça que a vacinação não terá efeito imediato e destaca a necessidade de adoção de medidas para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Uma das medidas individuais para prevenção da doença é a limpeza das vasilhas de água dos animais, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos e limpeza das caixas d’água.


Entrega de doses

O Distrito Federal recebeu 71.708 mil doses de vacina contra a dengue. O imunizante começará a ser aplicado nesta sexta-feira (9/2) nas nas unidades básicas de saúde (UBSs).

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu parte das 72.818 doses da vacina contra a dengue na tarde desta quinta-feira. A distribuição do imunizante será definida nesta sexta-feira (9/2) em reunião com os secretários de saúde dos municípios.

Fonte: metropoles


Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page