top of page

Em Águas Lindas de Goiás, 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 11ª Conferência Municipal de Saúde, foi realizada no dia 23 de agosto de 2021, com o tema central “Águas Lindas de Goiás falando como quer ser tratada no âmbito do SUS”.



O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, sendo 34 convidados e 66 delegados além de vários profissionais da saúde e pessoas da comunidade. Estavam presentes a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria do Socorro Pires, o Prefeito Dr. Lucas Antonietti, o Vice-Prefeito Jorge Amaro, Os Secretários municipais Dr. Rui Borges (Saúde), Luís Aquino (Secretaria de Defesa e direitos da pessoa portadora de necessidades especiais), Paulo Cezar Antonietti (Secretaria de Governo), os Vereadores Everaldo Ramiro (Presidente da Câmara Municipal), James Faria (Líder de Governo) e Vicente Manoel. Além de vários profissionais da imprensa local.


O Evento aconteceu de forma remota para participantes e convidados e presencial na solenidade de abertura para autoridades na sede da Câmara Municipal com a transmissão em tempo real nas redes oficiais da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás.

As Conferências de Saúde, estabelecidas pela Lei Federal n°. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, representam a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ao reunir – a cada 2 anos nos Diversos Entes Federativos do Brasil – os vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde. O objetivo do evento é mobilizar a sociedade e colocar em pauta e avaliar as políticas públicas de saúde, bem como propor ações de saúde que beneficiem a população. A conferência analisou propostas em diversas áreas, recebeu nas urnas várias sugestões dos profissionais de saúde e irá compor relatório final sobre as proposituras oriundas desse evento para serem apresentados ao público.


O evento foi presidido por Maria do Socorro Pires, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde que executou a leitura do regimento interno. Dentre as palestras destacamos a Avaliação de Controle Social, Financiamento e responsabilidades das 3 esferas político-Administrativas, Modelo Assistencial e gestão para garantir o acesso, qualidade e humanização da atenção à saúde, Descentralização do acesso aos serviços do SUS e Redução da mortalidade materna e infantil no Brasil. O Secretário Municipal de Saúde Dr. Rui Borges declarou que aceitou o grande desafio da gestão da pasta mesmo iniciante e se propõe empenho na resolução das demandas levantadas no evento.

“Queremos ouvir a comunidade, nas suas demandas e necessidades. Pois, é uma luta diária, e eu encontrei muitas facilidades na gestão da pasta graças ao apoio do nosso Prefeito Dr. Lucas que é médico, e sabe como ninguém cuidar da saúde da comunidade, agradeço a todos que compõe os assuntos primordiais da saúde do nosso município, sou grato a nossa regional de saúde Lurdes representando o estado e nos apoiando tecnicamente e com conselhos para um gestor de primeira viagem que está dedicado a esse crescimento . ” Declarou Dr. Rui Borges -Secretário Municipal de Saúde.

A iniciativa da realização da Conferência Municipal pela Secretaria de Saúde de Águas Lindas de Goiás contou com a parceria do Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como resultado propostas que contemplam as áreas da atenção primária à saúde, controle social e participação popular, atenção de média e alta complexidade, atenção psicossocial, vigilância em saúde e saúde da trabalhadora e do trabalhador. As ações aprovadas ainda abrangem diversos segmentos da cidade e vão ajudar a construir as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual 2022-2025.

Foram apresentados também o mapa da saúde, com estatística dos vacinados no município, destacando assim, o avanço da Vigilância em Saúde através do excelente trabalho da equipe de vacinação em tempos de pandemia.

“O município de Águas Lindas se tornou o 4º do estado de Goiás que mais imuniza, ultrapassamos mais de 60% munícipes já vacinados contra a COVID-19, uma marca excelente para a cidade que reduziu o número de óbitos.” destacou o Enfermeiro Responsável Técnico Vigilância em saúde Euder Vieira.

Além de incluir a participação popular nas questões de saúde, os apontamentos dão atenção à população em vulnerabilidade social e ampliam discussões para atender às demandas dos usuários de serviços de saúde. Outra proposição aprovada no evento foi a ampliação da capacidade física de atendimento nas unidades básicas de saúde e melhora da estrutura das instalações.

O Prefeito Dr. Lucas Antonietti fez a dissertação do tema principal e demonstrou seu empenho na realização das demandas levantadas durante a Conferência.

“Nossa missão é tratar o SUS com excelência com a melhor estrutura, melhores equipamentos e profissionais, pois a saúde é o meu carro chefe nesse governo, é o mais importante para nossa vida, e se não tivermos saúde não levantamos da cama, não poderemos trabalhar, nossos sonhos não serão realizados. Nossa população é altamente dependente do SUS e vamos torná-lo melhor até o meu último dia de mandato”. Afirmou o Prefeito Dr. Lucas Antonietti

O relatório final da conferência de saúde e as propostas aprovadas poderão em breve ser conferidos na íntegra na da página da Secretaria Municipal de Saúde.


Por: Portal Forte News* Com informações do aguaslindasdegoias/SECOM



Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page