top of page

Em Goiás: Hospital do Centro-Norte passa a realizar cirurgias pediátricas


O HCN conta com duas médicas especialistas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), que dão apoio neste início de atendimentos na unidade hospitalar

As operações vão de baixa a alta complexidades, dependendo do caso. Quem procura o hospital será atendido no ambulatório por especialistas na área, que irão avaliar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), segue ampliando o atendimento pediátrico na rede estadual e, nesta quarta-feira (14) deu início as cirurgias pediátricas no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. As operações vão de baixa a alta complexidades, dependendo do caso. Quem procura o hospital será atendido no ambulatório por especialistas na área, que irão avaliar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica.


O HCN conta com duas médicas especialistas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), que dão apoio neste início de atendimentos na unidade hospitalar. Ambas realizarão cirurgias com o intuito de diminuir a necessidade de deslocamento de mais de 280 Km até Goiânia.


A Dra. Ana Onofre destaca a importância de ter tal procedimento na unidade. “Hoje a cirurgia pediátrica é uma especialidade com poucos profissionais em Goiás e no Brasil, principalmente em regiões mais distantes das capitais. Na maioria das vezes, os procedimentos em crianças são realizados por uma equipe de cirurgia geral, mas o corpo infantil é diferente, precisa de um cuidado específico”, explica.


Cerca de 90% dos atendimentos feitos foram encaminhados para cirurgia, com alguns já sendo realizados no dia seguinte. O intuito é corrigir desconfortos ou outras situações que proporcionem riscos à saúde da criança. “Estamos fazendo cirurgias dos mais variados tipos. Já notamos a necessidade de realizar retirada de cistos, cirurgia para hérnia, postectomia e possivelmente cirurgia de correção no coração devido a uma má formação”, complementa a Dra. Onofre.


O titular da SES-GO, Sandro Rodrigues, destaca a importância da implantação desse serviço no Centro-Norte Goiano. “A regionalização da saúde está proporcionando dignidade e qualidade de vida para quem mora longe da capital. Com a instalação deste serviço no HCN, vamos garantir que as cirurgias pediátricas sejam realizadas mais perto de quem mora nesta região”, reforçou.


SIGA NOSSO INSTAGRAN Secretaria da Saúde

Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page