top of page

Iris Rezende apresenta melhora do edema cerebral, mas segue sem previsão de alta de UTI, diz boletim



Ex-prefeito de Goiânia sofreu AVC hemorrágico, passou por cirurgia e se recupera em hospital da capital. Político também já foi governador, senador e ministro da Agricultura e da Justiça.

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende apresentou uma melhora do edema cerebral, mas segue sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (9). Ele está internado há três dias em um hospital da capital e tem estado geral "crítico".


Iris sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na última sexta-feira (6) e teve que passar por uma cirurgia, que durou quatro horas. Os médicos avaliaram que o procedimento foi bem-sucedido, mas que o paciente precisava ser intubado e ficar em UTI para recuperação.

A assessoria de imprensa do ex-prefeito informou que o edema cerebral é um inchaço na região consequente da cirurgia. O boletim desta tarde disse ainda que o ex-prefeito está flutuando o nível de consciência e teve melhor resposta aos estímulos, além de melhora dos parâmetros de ventilação mecânica. O relatório informou que ele tem bom controle da pressão arterial e que as funções de outros órgãos estão normais. No início da manhã, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que o político segue intubado, mas que já controla a própria respiração. “Já está controlando a respiração, não é mais o aparelho. Ele controla mesmo com o respirador e intubado. Isso mostra que está evoluindo, mas o processo depende da recuperação neurológica", explicou. O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral. Segundo o médico, a tomografia mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito e, como ele fazia uso de anticoagulantes, a equipe decidiu pela cirurgia de urgência.


Carreira

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.


Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Por: Portal Forte News**Com informações do G1 GO



Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page