top of page

Iris Rezende segue em UTI, mas tomografia indica quadro estável e evolução satisfatória

Político teve um AVC, passou por cirurgia e, segundo as filhas, está respondendo bem ao tratamento. Iris já foi governador, senador e ministro da Agricultura e da Justiça.


Iris Rezende, prefeito de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após fazer uma cirurgia para conter um acidente vascular cerebral (AVC), mas uma tomografia feita na tarde deste sábado (7) indica que o quadro é estável e a evolução satisfatória, segundo a assessoria.


Ainda de acordo com o comunicado, a retirada da intubação está sendo programada. Apesar de não apresentar complicações, ainda não há previsão de alta. Aos 87 anos, Iris teve de ser internado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele passou por uma operação que durou quase quatro horas e foi bem-sucedida, segundo o médico Valter Costa, que realizou o procedimento.

Filha de Iris, Adriana Rezende explicou que o pai não teve nenhum outro sangramento após a cirurgia e que os médicos começaram a diminuir gradativamente a sedação dele. "Ele está intubado ainda porque é necessário para manter o cérebro em repouso nessa fase de recuperação. [...] Até o fim da tarde vão repetir a tomografia para ver se continua evoluindo bem e dar mais segurança para extubá-lo, mas nós estamos muito confiantes, cheios de fé e muito agradecidos", disse.


Também filha do ex-prefeito, Ana Paula Rezende comemorou ao saber que Iris está respondendo bem aos testes médicos, o que pode indicar que ele não ficou com nenhuma sequela do AVC.

"Hoje, para mim, a melhor notícia foi que o médico fez alguns testes com ele e ele mexeu os pés, mexeu as mãos e eu vi no médico alegria quando ele fez isso", afirmou.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral. Segundo o médico, a tomografia mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito e, como ele fazia uso de anticoagulantes, a equipe decidiu pela cirurgia de urgência. "Esse sangramento poderia aumentar e ele entrar em coma", esclareceu o médico.


Carreira

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.


Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Por: Portal Forte News**Com informações do G1 GO





Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page