top of page

Mais de 60 radares começam a operar na BR-153 nesta segunda-feira


Radares serão instalados em rodovias, Goiás — Foto: Wildes Barbosa/O Popular

Oitenta radares começaram a operar nesta segunda-feira (20) em trechos das BRs-153, 050 e 414 entre Anápolis e municípios de Tocantins. Em Goiás, os 68 equipamentos instalados estão sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a Ecovias do Araguaia, ao todo são 80 radares entre Anápolis e Aliança do Tocantins, sendo 56 deles operando na velocidade máxima de 80km/h e outros 9 operando com limite de 100km/h para veículos leves, dependendo do trecho onde foram instalados e de acordo com o limite estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


A concessionária, que administra os trechos, explica que as imagens são enviadas para uma central terceirizada pela Ecovias. Depois de pegar as informações, os dados são enviados para a PRF, que emite as multas.


“Os equipamentos vão ajudar a monitorar e trazer segurança para as estradas do Centro-Norte de Goiás até o Tocantins. Quem vai pegar a estrada deve estar atento e respeitar a legislação”, disse o inspetor da PRF, Newton Morais.


O inspetor confirmou também que, por causa de uma mudança na legislação de trânsito, não são mais colocadas placas avisando o motorista da proximidade dos radares. "É preciso estar atento, pois as placas com o limite de velocidade só serão colocadas próximo aos equipamentos."


Os locais escolhidos foram definidos pela PRF e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e levaram em conta estatísticas de acidentes, fluxo de veículos e perímetro urbano das vias.


“A operação dos radares por parte da PRF em todo o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins tem como objetivo assegurar o cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para a via, além de garantir a segurança de todos os motoristas que percorrem o trecho”, disse Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia.

No estado de Goiás são 68 radares, sendo 55 na BR-153/GO/TO.

Fonte: g1, Goiás






Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page