top of page

Não representam a Igreja, diz bispo sobre ataques de padre a lulistas em Goiás

Dom Lindomar Rocha, superior ao padre Pablo Faria, de Iporá (GO), disse que posição do sacerdote que criticou eleitores de Lula é individual


O bispo Dom Lindomar Rocha Mota, da Diocese de São Luís de Montes Belos, no oeste de Goiás, emitiu uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (13/10) sobre um áudio em que o padre Pablo Henrique de Faria, de Iporá (GO), declarou que quem votar no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “vai pagar no juízo final”.

“Pronunciamentos individuais, mesmo que de sacerdotes católicos, não representam a postura da Igreja”, escreveu o bispo em trecho da nota. Iporá faz parte da Diocese de São Luís e Dom Lindomar é superior hierárquico ao padre Pablo.


Conhecido por sua militância em favor do candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL), Pablo tem intensificado pregações contra o candidato petista, tanto nas redes sociais, como durante as missas. Parte dos fiéis ficaram insatisfeitos com a situação e denunciaram à instância superior na Igreja.


Mais cedo, o bispo havia afirmado, em e-mail enviado ao Metrópoles, que tomou conhecimento das últimas polêmicas na quarta-feira (12/10), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Ele disse que ouviria o padre Pablo ainda na quarta.


Política não comporta Evangelho

Ainda na nota de esclarecimento, Dom Lindomar salientou que que as orientações da Igreja Católica no Brasil são as mesmas emitidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em documento recente, a entidade lamentou a “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno”.


“A tradição Católica, sempre compreendeu que nenhuma pessoa, partido ou orientação política comporta a riqueza do Evangelho, cuja fonte inesgotável é Jesus Cristo, razão de nossa esperança e certeza de vitória”, escreveu o bispo em outro trecho da carta.

Veja a carta completa:




O Metrópoles entrou em contato com padre Pablo por e-mail e mensagem no Instagram, mas não houve resposta até a última atualização desta matéria.




Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page