top of page

Polícia prende grupo que deu golpe de R$ 185 mil em idosa de Goiás



O Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/Deic) da Polícia Civil de Goiás cumpriu 20 mandados de prisão, 16 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de mais de 280 contas. A operação, deflagrada com o objetivo de combater o golpe da “falsa central telefônica”, teve o apoio das polícias civis de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e suporte logístico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


O golpe consistia na simulação de contato com o banco para enganar as vítimas a fazerem transferências fraudulentas e furtar o cartão bancários delas.


Em um dos casos, uma idosa de Goiás teve prejuízo de R$ 185 mil. Na ocasião, a organização criminosa se passou por uma funcionária do cartão de crédito da vítima, questionando se ela havia efetuado a compra de um televisor. A mulher negou a aquisição, e, então, foi orientada a desligar a ligação e ligar imediatamente para a central de relacionamento do seu banco, através do telefone constante no verso do seu cartão.


Os criminosos se aproveitaram de uma falha no sistema e retiveram a ligação com a idosa, passando a simular a própria central do banco. Nessa “nova” ligação, a senhora foi orientada pelo suposto funcionário do banco a efetuar dois pagamentos como forma de ‘simulação’. A justificativa dos golpistas era de que o ‘criminoso’ tentaria sacar o valor e, assim, seria identificado. Depois, a idosa foi instruída a ir até sua agência bancária trocar a senha e, então, repassar ao suposto funcionário bancário.

Com essas informações em mãos, a organização criminosa conseguiu efetuar diversas transações bancárias, além das que foram solicitadas para a vítima, como contratação de empréstimo e resgate de aplicações financeiras.

Fonte: metropoles.




Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias