top of page

Reservatório do Descoberto atinge menor volume do ano, de 43,5%

Ainda assim, o valor está acima do previsto para outubro. Segundo o Inmet, as chuvas devem voltar com volume expressivo na próxima semana


O volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento do DF — atingiu o menor índice do ano nesta sexta-feira (14/10), ficando em 43,5%. É o que aponta o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

A população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para outubro é de 41%. No entanto, há exatamente um ano o volume estava bem mais acima, em 57,8%.


Já o nível do reservatório de Santa Maria está em 76,5% da capacidade nesta sexta. O volume também é maior do que o valor de referência para o mês, de 67%. Há um ano, o índice estava em 83,6%.

Chuvas no DF

Neste ano, Brasília alcançou 131 dias sem chuva, chegando à maior estiagem dos últimos 52 anos. As primeiras gotas voltaram a cair em 16 de setembro. Porém, logo o DF voltou a ter dias quentes e secos.


De acordo com a a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, o DF está sob atuação de uma massa de ar quente e seco neste momento.

“A tendência é permanecer assim até o meio da semana que vem. Mas, a partir de quarta, quinta, as chuvas devem voltar em volume bem expressivo, para amenizar o calor desses dias”, informa.

O volume de chuvas previsto para o mês de outubro é de 133,2 mm. “Como está quente e seco, pode até vir tempestade. Mas vamos passar esse aviso caso ocorra”, diz Andrea.

Fonte: metropoles.


Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page