top of page

União Brasil lidera disputa por governos em Goiás e mais 6 estados

Levantamento foi realizado com base em pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Ipec na última semana



Com base em pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Ipec na última semana, o União Brasil é o partido que mais tem candidatos à frente das corridas estaduais. Ao todo, a legenda lidera a disputa em sete estados: Amazonas (Wilson Lima), Bahia (ACM Neto), Ceará (Capitão Wagner), Goiás (Ronaldo Caiado), Mato Grosso (Mauro Mendes), Piauí (Sílvio Mendes) e Rondônia (Coronel Marcos Rocha). A sigla foi criada em 2021, resultado da fusão entre PSL e DEM. Levantamento foi realizado pelo site Metrópoles e a reportagem considerou todas as 27 unidades da Federação.


Segundo informações da pesquisa, o MDB, partido do candidato a vice-governador na chapa de Caiado, Daniel Vilela, é a segunda legenda com o maior número de postulantes à frente das pesquisas eleitorais nos estados – Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pará. A sigla é considerada da “velha guarda” na política brasileira. Apesar disso, a influência do partido continua grande.


Em terceiro lugar entre partidos com mais candidatos no topo das pesquisas eleitorais, aparece o PSB, que hoje lidera a corrida nos estados do Espírito Santo, do Maranhão e da Paraíba. A legenda integra a coligação do PT, sigla de Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa o Palácio do Planalto contra Jair Bolsonaro, do PL.

Partidos como Novo, PSD e PSDB estão na lanterna das pesquisas eleitorais, liderando em apenas um estado cada um.


De forma individual, as siglas de Bolsonaro e Lula patinam na corrida pelas lideranças estaduais em relação ao partido do governador Ronaldo Caiado, por exemplo. Atualmente, o PL comanda as pesquisas eleitorais nos estados do Rio de Janeiro e de Sergipe. Já o PT tem a liderança no Rio Grande do Norte e em São Paulo.

Se consideradas as coligações criadas pelos dois partidos, a situação é diferente. A coligação “Pelo Bem do Brasil”, que reúne PP, PL e Republicanos, aparece com seis candidatos à frente das corridas estaduais:

Já a coligação de Lula, “Brasil da Esperança”, que tem PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSol, Rede, PSB, Agir, Avante e Pros em sua composição, tem a liderança de sete estados

Fonte: jornalopcao.


Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page