top of page

Vídeo - Presos fazem motim em cadeia do Novo Gama (GO) e detento sai ferido

Unidade está com total de presos sete vezes acima do capacidade, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Motim foi controlado


Os detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Novo Gama (GO), no Entorno do Distrito Federal, organizaram um motim no início da tarde desta terça-feira (18/5) e foram contidos pelo Grupo de Intervenção Tática (GIT). Um preso saiu ferido, segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).


Tudo teria começado após uma discussão de um dos detentos com um servidor do local. Os presos ficaram agitados durante o banho de sol, por causa de fogos de artifício que foram soltos em um evento particular que ocorria nas imediações da unidade prisional.


Para conter a movimentação, os agentes organizaram o retorno dos detentos para as respectivas alas. No momento de trancar, um dos presos teria começado a fazer piadas e a xingar um servidor. O agente ordenou que fosse feita a retirada e isolamento preventivo desse preso para a abertura de um procedimento administrativo disciplinar (PAD).

A decisão, no entanto, motivou a reação dos demais detentos. Eles não permitiram a retirada do preso e começaram o motim, segundo a DGAP, depredando a estrutura do presídio, agredindo servidores verbalmente e arremessando objetos pessoais.

O motim foi controlado e um dos presos, não identificado, ficou ferido com escoriações pelo corpo. Vídeo obtido pela reportagem mostra um dos momentos da ação, quando presos xingavam os servidores e depredavam o local.



Superlotação

A unidade prisional de Novo Gama foi projetada para receber 40 detentos, segundo os dados da plataforma Geopresídios, atualizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta terça, havia no local 279 presos, ou seja, uma quantidade sete vezes acima do limite.

O governo chegou a iniciar a obra de um novo presídio na cidade, com capacidade para 300 vagas, mas as obras estão paradas desde 2019. Orçada, inicialmente, em R$ 13,7 milhões, a construção tinha previsão de ser concluída em 18 meses.


Por: Portal Forte News**Com informações do agenciabrasil



Comentários


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page