O deputado federal eleito Alberto Fraga disse que as decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes após invasões são "absurdas"
O deputado federal eleito Alberto Fraga (PL-DF) criticou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do DF. A manifestação do político é simbólica, pois Fraga é um dos principais adversários de Ibaneis, com o qual teve duros enfrentamentos nos últimos anos.
Fraga e Ibaneis foram adversários na primeira eleição do emedebista. À época, Fraga foi condenado e culpou Ibaneis pela sentença.
“O afastamento do governador Ibaneis Rocha extrapola os limites da democracia. Ibaneis foi afastado sem nenhuma investigação prévia ou chance de defesa. O governador do DF foi eleito democraticamente e precisa ter os seus direitos respeitados”, disse Fraga, nesta quarta-feira (11/1).
Ibaneis foi afastado do cargo por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão ocorreu após a invasão e depredação do Congresso, STF e Palácio do Planalto por apoiadores radicais de Jair Bolsonaro (PL).
Fraga também saiu em defesa da Polícia Militar do DF (PMDF), corporação à qual pertence como coronel da reserva. Segundo o deputado federal diplomado, a prisão do ex-comandante-geral da PMDF, o coronel Fábio Augusto Vieira, “extrapola todos os limites”. “Esses atos abusivos e arbitrários podem ocasionar uma ruptura na nossa democracia”, alegou.
“A PMDF não merece esse tratamento. A corporação é uma das mais respeitadas do Brasil. O que está acontecendo é um desmerecimento a nossa tão valorosa instituição. Infelizmente não há muito o que fazer, além de nos manifestarmos sobre esses atos que ferem duramente a democracia brasileira”, disse.
Confira a nota na íntegra:
“Nota à imprensa
As manifestações ocorridas no último domingo (09), não condizem com os valores que defenderemos. É inaceitável qualquer tipo de violência e destruição de patrimônio público ou privado.
O afastamento do governador Ibaneis Rocha extrapola os limites da democracia. Ibaneis foi afastado sem nenhuma investigação prévia ou chance de defesa. O governador do DF foi eleito democraticamente e precisa ter os seus direitos respeitados.
A prisão do comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto, também extrapola todos os limites. Esses atos abusivos e arbitrários podem ocasionar uma ruptura na nossa democracia. São ações absurdas!
A PMDF não merece esse tratamento. A corporação é uma das mais respeitadas do Brasil, o que está acontecendo é um desmerecimento à nossa tão valorosa instituição. Infelizmente não há muito o que fazer, além de nos manifestarmos sobre esses atos que ferem duramente a democracia brasileira.
É um desrespeito a retirada dos poderes da PMDF. É bom lembrar que o efetivo da corporação reduziu nos últimos anos, sem a mesma capacidade de atuação, mas os policiais que estão na ativa não medem esforços para garantir a segurança da nossa capital.
Alberto Fraga (PL) Deputado Federal eleito”
Comments