top of page

Aconteceu em Águas Lindas: Audiência Pública da Água Consórcio – SANEAGO/CAESB



Nesta Terça-Feira (14) foi realizada audiência pública sobre a crise no abastecimento de água em nosso município, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Águas Lindas de Goiás, e contou com a participação do poder executivo representado pelo Prefeito Dr.Lucas Antonietti, Vice-Prefeito Jorge Amaro, Presidente da Câmara Everaldo Veículos, Presidente da CAESB Pedro Cardoso, Presidente da SANEAGO Ricardo Soavinski, Vereadores do Município, diretores e técnicos do Consórcio Saneago/Caesb e sociedade civil.


O Prefeito Dr.Lucas Antonietti cobrou medidas urgentes à direção do consórcio frente ao colapso que vive hoje os moradores que em alguns casos estão há mais de trinta dias sem água em suas residências.


“ Mais uma vez é um momento histórico para nossa cidade, pois há 15 dias nosso sistema de abastecimento de água está em colapso, convocamos a SANEAGO, para trazer para a população uma resposta a curto e médio prazo. Estamos tratando de um assunto básico que é a água, e com o marco regulatório do saneamento ficou muito claro a importância que as empresas sejam elas estaduais, públicas ou privadas de entregar o serviço, isso é fundamental porque a população na ponta padece.”Disse Dr. Lucas Antonietti

Situação Atual

Águas Lindas de Goiás, hoje, é a maior cidade do Entorno do Distrito Federal, tendo nos últimos 10 anos duplicado sua população. Essa característica, naturalmente, afetou a capacidade não só dos serviços de saneamento, como da infraestrutura urbanitária como um todo. Em face disso, as equipes da Saneago seguirão em ritmo intenso em busca de resultados efetivos, iniciando a preparação para a próxima estiagem assim que houver o retorno do período chuvoso.


O município conta hoje com abastecimento de água tratada universalizado, atendendo a 100% da população de cerca de 214 mil habitantes. No entanto, devido à severa estiagem, estamos enfrentando alerta de emergência hídrica, não só em Goiás, mas também em outros estados da Região Centro-Sul do País (incluindo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná).


No mais, é fundamental destacar que, num plano macro, o município está inserido no escopo de abrangência do Sistema Produtor Corumbá. Esta obra, que impactará a região em médio e longo prazo, está em fase final de conclusão e deve contribuir para que Águas Lindas figure, definitivamente, entre as melhores cidades em garantia de segurança hídrica para a população.


“Desde o início do ano, uma força-tarefa possibilitou a perfuração de oito novos poços profundos, que já reforçaram o abastecimento em 25%. Quatro destes estão interligados e somam uma vazão extra de 226 metros cúbicos por hora, sendo que a interligação dos demais ocorrerá até o fim do ano. Foram executados, nas últimas semanas, mais de 2.000 metros em ampliações de redes de distribuição, além de serviços que possibilitaram aumento da vazão de 15 poços existentes.” Disse o Presidente da SANEAGO, Ricardo Soavinski Presidente da Saneago, Ricardo Soavinski

Esgotamento sanitário

O município de Águas Lindas conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que é modelo nacional em tecnologia. A unidade foi inaugurada em 2017 e já atende 47,2% da população. Trata-se de uma das mais modernas do País, incluindo quatro estações elevatórias, redes coletoras de esgoto, interceptores e linhas de recalque. Dotada de equipamentos automatizados de última geração, a ETE Águas Lindas tem nível de tratamento que prevê remoção de 94% de matéria orgânica e 99,9% de patógenos, com vazão de 305 l/s, que poderá chegar a 600 l/s.


O Vereador Líder de Governo James Farias declarou que a população mais uma vez deu uma aula de como resolver os problemas da água com clamor popular, demonstrando uma revolta, insatisfação gigantesca em relação ao descaso do Consórcio SANEAGO e exigiu medidas urgentes da empresa, pois há mais de 35 dias em alguns bairros inúmeras famílias estão sem água.


“Não adianta a empresa vir aqui com parecer técnico que não traz soluções, nem resposta imediata à população. Queremos amanhã mesmo solicitar ao Prefeito que envie para Câmara Projeto de Lei que cria agência reguladora nesse município, para que os vereadores possam fiscalizar e exigir que a empresa SANEAGO cumpra os parâmetros e enquadramentos necessários para atender à população .” Disse o Líder de Governo na Câmara, Vereador James Faria.

O Prefeito Dr.Lucas Antonietti ainda esta semana se reunirá com os 21 Vereadores para discutir medidas emergenciais para o problema , dentre elas, viabilizar projeto que lei que cria a Agência Municipal de Águas da Cidade para maior eficiência na fiscalização dos serviços.


SECOM / Águas Lindas


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page