top of page

Cirurgiã é suspensa após compartilhar vídeos dançando com pele de pacientes, Vídeo!


Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica diz que a cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia, que atende em Ribeirão Preto, desrespeita código de ética — Foto: Reprodução/Tik Tok

Publicações foram feitas no perfil da médica de Ribeirão Preto em rede social. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica suspendeu profissional por desrespeito ao código de ética e encaminhou caso ao Cremesp.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) pediu ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) a interdição cautelar – ou seja, a suspensão temporária – da cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia, que atende em Ribeirão Preto (SP), após a médica compartilhar na internet vídeos que mostram pedaços de pele e sacos plásticos com gordura humana após cirurgias de pacientes.


O pedido foi encaminhado nesta quinta-feira (8) para que a conduta dela seja analisada pelo órgão. A especialista já havia sido suspensa por seis meses pela SBCP, que alegou desrespeito ao código de ética. O registro da cirurgiã, porém, continua ativo no Cremesp. Ela, portanto, pode continuar a exercer a suas atividades profissionais.

Se o pedido de interdição for aceito, Caren deve ficar suspensa por 30 dias, até que o processo seja encerrado. Caso sejam constatadas irregularidades, a profissional pode ter o registro cassado.


Procurada pelo G1, Caren afirmou que não deixou de atender seus pacientes, já que a associação às sociedades médicas não é obrigatória. Ela não comentou o teor das publicações.

Em nota, o Cremesp, órgão que tem poder legal para decidir sobre a suspensão profissional da cirurgiã, afirmou que analisa o caso.




Publicações consideradas antiéticas

Após denúncia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica considerou antiéticas e sensacionalistas as publicações que expõem em uma rede social materiais como pele e gordura humana enquanto a cirurgiã dança, sorri e faz coreografias.

A médica, que compartilha sua rotina de trabalho na internet, possui 636 mil seguidores e cerca de 11 milhões de curtidas no perfil.


Em um dos vídeos, Caren exibe um pedaço de pele e gordura retirado de um paciente, dança e chama o material de "troféu de hoje". Em outra publicação, ela mostra potes cheios de gordura após uma cirurgia.

Segundo a SBCP, a médica infringiu cinco artigos do regimento interno da entidade, que proíbem o compartilhamento de imagens de partes do corpo ou de pré ou pós-operatórios, mesmo com autorização expressa do paciente.


A entidade afirmou que a médica desrespeitou artigos que proíbem o profissional de apresentar resultados de cirurgias ou se autopromover em meios de comunicação com objetivo de conquistar clientes.

A SBCP disse ainda que a cirurgiã anunciou técnicas que supostamente lhe atribuem capacidade privilegiada na realização de determinados procedimentos cirúrgicos, o que também é vedado pelo regulamento interno da entidade.

Punição

A suspensão foi emitida em 5 de fevereiro, com validade de seis meses. A punição implica na retirada do nome da profissional das listas oficiais de busca da SBCP, assim como de publicações da entidade, como a revista Plastiko's.

A SBCP também determinou à médica a imediata remoção dos vídeos de suas redes sociais e solicitou que ela não voltasse a postá-los.


Até a publicação desta reportagem, vídeos com conteúdos semelhantes, publicados após a suspensão, estavam disponíveis na conta da medica na rede social. Em nota, Caren afirmou que continua atuando porque o registro dela não foi suspenso pelo Cremesp.

"No Brasil o órgão responsável pela autorização do serviço médico é o CREMESP e, como consta, não há suspensão. Não temos restrições no CRM. Sou especialista pelo meu registro de qualificação de especialista ativo. Lembrando que, no Brasil, são mais de 12 sociedades de cirurgia plástica e estar associada a estas entidades é opcional", afirmou.

Por: Portal Forte News **Com informações do G1



FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page