top of page

Covid: Goiás quer transformar hospitais de campanha em maternidade

Com redução do número de internações, estado promete ainda criar hospitais gerais. Rede privada também faz desmobilização de leitos


Em meio à queda no número de internação de pacientes com Covid-19, Goiás intensifica a desmobilização de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) da rede pública estadual até então destinados exclusivamente a pessoas com a doença. A promessa do governo é transformar hospitais de campanha, abertos no período crítico da pandemia, em maternidades ou hospitais gerais.


O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, confirmou ao Metrópoles o plano de desmobilização dos leitos. “A desmobilização gradativa já começou”, afirmou. A rede estadual, incluindo as unidades conveniadas, tem 410 vagas de UTI Covid, mas 59% delas (242) estavam desocupadas na noite de segunda-feira (18/10).

No caso de hospitais que já existiam antes da pandemia, as vagas de UTI deles voltarão a ser destinadas a internações gerais. “A tendência é aumentar [a desmobilização] nos próximos meses”, disse o secretário. A situação também se estende para a unidades de saúde da rede privada.


De 900 para 7

No auge da pandemia, a rede estadual chegou a registrar 900 pedidos para internação em leitos Covid, por dia, e, atualmente, esse número caiu para 7. Por causa dessa redução e consequente ocupação das vagas, o estado tem o desafio de buscar saídas para que a população não fique desamparada, com unidades de saúde subutilizadas ou abandonadas em suas cidades.


Desde o início de agosto, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SESGO), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid da rede pública estadual está em torno de 40%. Os números de mortes e de internação por complicações da doença têm apresentado queda, apesar de quase 60% da população ainda não ter sido vacinada.


Se a pandemia for controlada e a promessa do governo sair do papel, mais de 200 vagas de UTI deverão ser abertas para a população no estado, considerando o total delas em hospitais de campanha que existem em seis municípios: Goiânia, Itumbiara, Formosa, Jataí, Luziânia e Uruaçu. Incluídas as enfermarias, o número de leitos sobe para 600.


Chamamento

O estado abriu processo de seleção de organização social para gestão compartilhada do hospital em Uruaçu, que vai funcionar com parte geral, maternidade e oncologia. A unidade de saúde passará a operar com novo perfil de atendimento em até 60 dias, segundo previsão oficial.


“Já fizemos chamamento da gestão do hospital em Uruaçu para parte geral, maternidade e oncologia. É um hospital que vai ficar muito mais caro que o custo de hoje, mas as estruturas não serão desmobilizadas. Terão seu perfil mudado para atender geral e maternidade”, disse Alexandrino.

Uma ala do Hospital Geral de Goiânia (HGG), transformada temporariamente em UTI para pacientes com Covid, também já voltou a ser usada com a sua finalidade original de amparo a pacientes paliativos.

Além disso, o hospital de campanha na capital, que tem apresentado baixa no número de internações de pacientes com Covid, passará a funcionar como a nova unidade materno infantil. A expectativa é de que seja o último a ser desmobilizado, por ser referência para tratamento a pessoas com a doença no estado.

O Hcamp de Goiânia estava com apenas 20% de ocupação dos leitos de UTI Covid na segunda-feira.


Leitos UTI Covid

Veja histórico do número de vagas em UTI Covid para adultos em Goiás, segundo dados do governo estadual:

  • Outubro/2021: 410

  • Setembro/2021: 494

  • Agosto/2021: 587

  • Julho/2021: 597

  • Junho/2021: 587

  • Maio/2021: 567

  • Abril/2021: 559

  • Março/2021: 418

  • Fevereiro/2021: 396

  • Janeiro/2021: 257

  • Dezembro/2020: 251

  • Novembro/2020: 258

  • Outubro/2021: 270

  • Setembro/2021: 318

  • Agosto/2020: 299

  • Julho/2020: 292

  • Junho/2020: 193

  • Maio/2020: 113

  • Abril/2020: 83

  • Março/2020: 68

“Vacinação em massa”

A desmobilização dos leitos de Covid deve aumentar, conforme mais pessoas receberem a vacina. “A gente vai ter campanha de vacinação no próximo ano inteiro, porque é preciso vacinar em massa toda a população”, disse o secretário.


“A tendência é diminuir bastante [o número de leitos Covid], até que não tenha necessidade de ter unidades específicas e que a doença passe a ser tratada como as demais, mas com necessidade de isolamento das pessoas contaminadas”, afirmou Alexandrino.

Agora, com a diminuição de pacientes internados com Covid, o estado também promete retomar a realização de cirurgias eletivas, que foram suspensar durante o período crítico da pandemia. No total, mais de 1,3 mil pessoas aguardam por esse tipo de procedimento.


A diminuição de vagas de internação para pacientes contaminados com o coronavírus também ocorre na rede privada.

O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, disse que as unidades de saúde associadas têm 186 leitos de UTI, com 35,5% de ocupação, e 222 leitos comuns, com 16,2% ocupados.

“Os hospitais estão desmobilizando os leitos que foram destinados a pacientes com Covid por causa da diminuição na demanda e voltando a convertê-los para as suas finalidades de origem”, afirmou ele.

Por: Portal Forte News*Fonte: metropoles



FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page