top of page

População poderá escolher marca da vacina contra a Covid-19 no DF

Para aumentar a taxa de imunização da população brasiliense, a Saúde do DF liberou a escolha da marca do imunizante àqueles com preferências


A partir desta quarta-feira (8/12), quem ainda não iniciou o ciclo vacinal contra a Covid-19 poderá escolher a marca do imunizante de preferência, que estiver disponível.

A concessão foi divulgada na última terça (7/12) no site da Secretaria da Saúde. Segundo a pasta, “a decisão ocorre no momento em que a Secretaria de Saúde possui mais de um milhão de doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para aplicação da D1, D2 e reforço.”.


“O nosso intuito é vacinar ao máximo a população para que a gente tenha uma cobertura vacinal destaque no Brasil”, afirma o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

O gestor lembrou ainda que grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 17 devem obrigatoriamente receber a vacina da Pfizer-BioNTech, a única aprovada no Brasil para esses públicos.


220 mil brasilienses sem D2

Apesar do avanço no esquema de imunização da capital – com 78% da população vacinável já protegida com as duas doses e, ainda, quase 240 mil com a dose de reforço – cerca de 220 mil brasilienses, que já poderiam tomar a segunda dose, ainda não procuraram postos.


De acordo com a própria Secretaria de Saúde, o menor intervalo entre a D1 e D2 pode explicar o atraso. Atualmente é necessário esperar somente 28 dias após a primeira aplicação, no caso da CoronaVac; e 56 dias para AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech. Mesmo assim, há um grupo de pessoas que ainda aguarda a data assinalada no cartão de vacina para tomar a segunda dose.

É relevante lembrar, no entanto, a importância de se completar o ciclo de imunização, afinal a eficácia prometida pelas marcas vacinais foi determinada a partir de estudos que fizeram a aplicação das duas doses. Quando fala-se sobre o reforço, o objetivo é proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o chamado ‘booster vacinal’.


Fonte: metropoles

FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page