top of page

Prefeitura realiza formatura de cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência


Nessa segunda-feira, 4/12, ocorreu a formatura dos cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência doméstica, uma iniciativa da prefeitura através da Secretaria Municipal da Mulher e Família. O evento teve lugar no auditório do CETEP. O projeto proporcionou uma nova perspectiva às mulheres atendidas, agora donas de suas vidas e com possibilidade de serem independentes financeiramente.


Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Lucas Antonietti, o vice-prefeito Jorge Amaro, a secretária da Mulher e da Família, Sueli Prado, o diretor do CETEP, Evandro, entre outras autoridades do governo.


Este projeto é disponibilizado exclusivamente para mulheres em situação de violência ou que já sofreram algum tipo de violência, moradoras de Águas Lindas inscritas no CadÚnico. A iniciativa visa promover a empregabilidade e a independência financeira, reduzindo os riscos de vulnerabilidade, uma vez que grande parte das mulheres que sofrem algum tipo de violência alegam não ter como se sustentar.


Na ocasião, o prefeito reiterou o compromisso que tem com as mulheres do município e lembrou algumas políticas públicas, como o Goiás por Elas, um cartão oferecido para mulheres que também já passaram por violência doméstica no valor de 300,00 por 12 meses.


“Nós criamos a Secretaria da Mulher com um único objetivo: cuidar das mulheres. Hoje, estamos qualificando 60 profissionais que terão suas profissões, sua fonte de renda. Isso é muito gratificante para mim. Estou muito grato por participar desse momento. Iremos aprimorar os próximos cursos; nossa preocupação é que vocês tenham condições de entrar no mercado de trabalho”, disse o prefeito.


A secretária da Mulher, Sueli de Almeida, agradeceu o apoio da prefeitura. “É um momento ímpar, é o nosso primeiro curso realizado pela Secretaria da Mulher. O prefeito sempre se sensibilizou com a causa das mulheres. As estatísticas mostravam que a maioria dos casos de mulheres que sofriam violência doméstica também enfrentavam dependência financeira, além da emocional. Pensando nisso, idealizamos esses cursos para essas mulheres. Vocês são guerreiras, ergam sempre a cabeça”, completou.


Para o diretor do CETEP, Evandro, a iniciativa mostra o quanto a educação é importante para mudar trajetórias. ‘Só a educação é transformadora. Não há liberdade sem educação. Vocês são guerreiras. São mulheres que passaram por situações difíceis. Esta oportunidade que vocês tiveram representa uma janela de luz para iluminar a vida de vocês. Foram capacitadas e criarão uma rede que vai se multiplicar e gerar benefícios para todas que se engajaram nestas redes’, disse.


Alessandra Pereira, uma das formandas do curso de maquiagem, disse que já tinha um salão e resolveu fazer o curso gratuito para oferecer um serviço a mais em seu estabelecimento. ‘Eu gostei muito do curso, aprendi bastante. Eu não sabia nada, nem como pegar em um pincel. Quero fazer outros cursos também. Eu já tenho o meu salãozinho. Antes, era só unha e cabelo, mas agora vai ter maquiagem também’, disse.


Investimento


O curso de cabeleireira, manicure, depilação e maquiagem foi realizado em parceria com o Instituto Mony, que formou 60 mulheres nas respectivas áreas. A verba foi proveniente do Fundo de Amparo da Proteção e Qualificação da Mulher, fonte 100, com um investimento de R$ 50.000,00.



É o Governo Municipal trabalhando para você!


Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!


Um novo tempo.


Secom – Secretaria Municipal de Comunicação


Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)


Fotos: Beto Castanheiro

FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page